segunda-feira, 17 de junho de 2013

Avaliação das apresentações

A rapidez das transformações e a velocidade com que as inovações científicas e tecnológicas são absorvidas pela nova geração de alunos requerem uma constante e vigilante adequação do conhecimento desenvolvido na organização de educação superior.
Assim, parte-se do pressuposto da análise dos desafios, interesse, pesquisa e reflexão, bem como estudo do RCNEI para elaborar tal contexto.
 A inovação e a agregação de valor a pesquisa é um diferencial significativo que impinge enormes desafios à área estratégica das organizações que pautam a formação do futuro profissional, na área de educação.
Numa visão geral pode-se constatar o empenho e dedicação dos envolvidos no trabalho proposto, entretanto também se observou a falta de ludicidade, fator este essencial para a formação do profissional que busca atuar na Educação Infantil, o domínio foi outro ponto a ser levado em consideração, bem como a falta de experiência de muitos, no tocante da Educação Infantil, elemento que sem dúvida faz a diferença, afinal prática e teoria devem e podem caminhar lado a lado.
A rapidez das transformações e a velocidade com que as inovações científicas e tecnológicas são absorvidas pela nova geração de alunos, requerem uma constante e vigilante adequação do conhecimento desenvolvido na organização de planejamentos, não somente se prendendo em contextos vistos no cotidiano de sala de aula, mas o comprometimento da pesquisa, da visualização, da vivência e do entendimento do pensar da criança da sociedade contemporânea.
A participação das acadêmicas foi outro ponto que vale ressaltar visto que serão futuros profissionais e não é vergonha brincar, interagir diante de conteúdos para a Educação Infantil, visto que o intuito de muitos é permanecer nesta área.
A clara relevância da diferença do curso de Formação a nível médio e da graduação é notada nitidamente, fator que traz o diferencial da prática, criatividade, o amor pelo que se escolheu fazer e não somente a busca por um diploma.
Outro fator que merece ser salientado seria o interesse que a princípio era grande e claro e a medida que os trabalhos foram chegando ao fim se tornaram escassos, como se o conteúdo repassado fosse irrisório e sem fundamentação. Creio que talvez se fossem criados grandes grupos trabalhando-se a faixa de 0 a 5 anos o conteúdo seria mais promissor e a socialização entre integrantes do curso fosse maior.
Diante dos seminários apresentados senti sim a falta de interesse, fato que muitas vezes não ocorre no curso médio de Formação, no qual todos interagem e se socializam, buscando a união e a cooperação, e acima de tudo a fabricação de materiais para reduzir gastos não optando pelo pronto, afinal somos futuros profissionais e temos que nos adaptar as diferentes situações.
Criatividade é uma característica do ser humano, que se expressa em situações as mais diversas, desde as mais simples às mais complexas. Parece estar ligada à própria condição humana de crescimento e evolução.
Da invenção da roda, surgiu à roldana, o pneu, a catraca... Nota-se que a criatividade tem sido considerada um fenômeno complexo, multidimensional e plurideterminado (Alencar & Fleith, 2003). São inúmeras as definições já propostas para o termo, algumas delas privilegiando a pessoa, outras o produto e ainda outras o processo criativo. Ademais, em contribuições teóricas recentes, como nos modelos propostos por Sternberg e Lubart (1995, 1996), Amabile (1996, 1999) e Csikszentmihalyi (1997, 1999), distintos fatores são apontados como relevantes para a expressão da criatividade, reconhecendo-se que a produção criativa não pode ser atribuída apenas a um conjunto de habilidades e traços de personalidade do indivíduo, mas também sofre a influência de elementos do ambiente onde o indivíduo se encontra inserido.
Nos tempos atuais, caracterizado por grande instabilidade, incerteza e avanços tecnológicos e científicos que ocorrem de forma extremamente acelerada, há uma demanda por pessoas mais criativas, críticas e flexíveis, com domínio de estratégias eficientes para abordar o novo, lidar com o desconhecido e resolver problemas imprevisíveis. Além disso, como sinalizado por Alencar e Fleith (2003), Martínez (1997) e Wechsler (2002), a dimensão criativa inerente ao ser humano, quando potencializada, constitui-se em instrumento a favor da realização pessoal e profissional dos indivíduos.

Finalizando, acredito ter sido o projeto relevante e enriquecedor, capaz de mostrar novos contextos, materiais e dinâmicas para a formação do futuro profissonal.

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