A
rapidez das transformações e a velocidade com que as inovações científicas e
tecnológicas são absorvidas pela nova geração de alunos requerem uma constante
e vigilante adequação do conhecimento desenvolvido na organização de educação
superior.
Assim,
parte-se do pressuposto da análise dos desafios, interesse, pesquisa e
reflexão, bem como estudo do RCNEI para elaborar tal contexto.
A inovação e a agregação de valor a pesquisa é
um diferencial significativo que impinge enormes desafios à área estratégica
das organizações que pautam a formação do futuro profissional, na área de
educação.
Numa
visão geral pode-se constatar o empenho e dedicação dos envolvidos no trabalho
proposto, entretanto também se observou a falta de ludicidade, fator este
essencial para a formação do profissional que busca atuar na Educação Infantil,
o domínio foi outro ponto a ser levado em consideração, bem como a falta de
experiência de muitos, no tocante da Educação Infantil, elemento que sem dúvida
faz a diferença, afinal prática e teoria devem e podem caminhar lado a lado.
A
rapidez das transformações e a velocidade com que as inovações científicas e
tecnológicas são absorvidas pela nova geração de alunos, requerem uma constante
e vigilante adequação do conhecimento desenvolvido na organização de planejamentos,
não somente se prendendo em contextos vistos no cotidiano de sala de aula, mas
o comprometimento da pesquisa, da visualização, da vivência e do entendimento
do pensar da criança da sociedade contemporânea.
A
participação das acadêmicas foi outro ponto que vale ressaltar visto que serão
futuros profissionais e não é vergonha brincar, interagir diante de conteúdos
para a Educação Infantil, visto que o intuito de muitos é permanecer nesta
área.
A
clara relevância da diferença do curso de Formação a nível médio e da graduação
é notada nitidamente, fator que traz o diferencial da prática, criatividade, o
amor pelo que se escolheu fazer e não somente a busca por um diploma.
Outro
fator que merece ser salientado seria o interesse que a princípio era grande e
claro e a medida que os trabalhos foram chegando ao fim se tornaram escassos,
como se o conteúdo repassado fosse irrisório e sem fundamentação. Creio que
talvez se fossem criados grandes grupos trabalhando-se a faixa de 0 a 5 anos o
conteúdo seria mais promissor e a socialização entre integrantes do curso fosse
maior.
Diante
dos seminários apresentados senti sim a falta de interesse, fato que muitas
vezes não ocorre no curso médio de Formação, no qual todos interagem e se
socializam, buscando a união e a cooperação, e acima de tudo a fabricação de
materiais para reduzir gastos não optando pelo pronto, afinal somos futuros
profissionais e temos que nos adaptar as diferentes situações.
Criatividade
é uma característica do ser humano, que se expressa em situações as mais
diversas, desde as mais simples às mais complexas. Parece estar ligada à
própria condição humana de crescimento e evolução.
Da
invenção da roda, surgiu à roldana, o pneu, a catraca... Nota-se que a
criatividade tem sido considerada um fenômeno complexo, multidimensional e
plurideterminado (Alencar & Fleith, 2003). São inúmeras as definições já
propostas para o termo, algumas delas privilegiando a pessoa, outras o produto
e ainda outras o processo criativo. Ademais, em contribuições teóricas recentes,
como nos modelos propostos por Sternberg e Lubart (1995, 1996), Amabile (1996,
1999) e Csikszentmihalyi (1997, 1999), distintos fatores são apontados como
relevantes para a expressão da criatividade, reconhecendo-se que a produção
criativa não pode ser atribuída apenas a um conjunto de habilidades e traços de
personalidade do indivíduo, mas também sofre a influência de elementos do
ambiente onde o indivíduo se encontra inserido.
Nos
tempos atuais, caracterizado por grande instabilidade, incerteza e avanços
tecnológicos e científicos que ocorrem de forma extremamente acelerada, há uma
demanda por pessoas mais criativas, críticas e flexíveis, com domínio de
estratégias eficientes para abordar o novo, lidar com o desconhecido e resolver
problemas imprevisíveis. Além disso, como sinalizado por Alencar e Fleith
(2003), Martínez (1997) e Wechsler (2002), a dimensão criativa inerente ao ser humano,
quando potencializada, constitui-se em instrumento a favor da realização
pessoal e profissional dos indivíduos.
Finalizando,
acredito ter sido o projeto relevante e enriquecedor, capaz de mostrar novos
contextos, materiais e dinâmicas para a formação do futuro profissonal.
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