quarta-feira, 12 de junho de 2013

Aula 06/06/2013 – Natureza e Sociedade

Em 06 de junho o eixo abordado pelas alunas Josinéia, Amanda, Adélia, Lorena, Vanessa e Andressa foi Natureza e sociedade. Tomando por base os Referências Curriculares Nacionais as acadêmicas tentaram mostrar como as crianças, desde muito pequenas, interagem com o meio natural e social no qual vivem com isso aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.
 O Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), nos diz que um dos eixos a serem explorados na escola da infância diz respeito a Natureza e Sociedade. Neste documento fica claro que a função da educação infantil é aguçar a curiosidade infantil em todas as áreas e promover atividades significativas de modo que a criança desde pequena seja coloca em frente ao mundo de forma estimuladora, criativa e crítica.
O eixo de Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especialidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais, sendo que na maioria das instituições, esses conteúdos estão relacionados à preparação das crianças para os anos posteriores na sua escolaridade.
          Assim, "O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos — físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais —, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam." (BRASIL, 1998, p. 166).

Com relação ao tempo e espaço, normalmente os conteúdos são tratados de forma desvinculada de suas relações com o cotidiano, com os costumes, com a História e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza. Em algumas práticas, tem sido priorizado o trabalho que parte da ideia de que a criança só tem condições de pensar sobre aquilo que esta próxima a ela e, portanto, que seja materialmente acessível e concreto; e também da ideia de que, para ampliar sua compreensão sobre a vida em sociedade, é necessário graduar os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.
Para que elas possam conhecer algo sobre os diferentes tipos de organização social, devem centrar sua aprendizagem, primeiro sobre os grupos menores e com estruturas mais simples, e posteriormente, sobre as organizações sociais maiores e mais complexas.
Dessa forma, desconsideram-se o interesse, a imaginação e a capacidade da criança pequena para conhecerem locais e historias distantes no espaço e no tempo e lidar com informações sobre diferentes tipos de relações sociais.
O eixo destaca propostas e práticas escolares diversas que partem fundamentalmente da ideia de que falar da diversidade cultural, social, geográfica e histórica, bem como reforçar certas atitudes relacionadas à saúde e higiene.
Outras práticas podem levar a experiências de observação de pequenos animais ou plantas, cujos passos já estão previamente estabelecidos, sendo conduzidos pelo professor.
Trabalhando com estes princípios as crianças refletem e gradativamente tomam consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento.
As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de suas capacidades de expressão.
À medida que crescem se deparam com fenômenos, fatos e objetos do mundo, perguntam, reúnem informações, organizam explicações e arriscam respostas, ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a natureza e a cultura.
O contato com o mundo nos primeiros anos de vida permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos, passando a criança a partir de tais pressupostos a expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.
Quanto menores forem às crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.
O crescente domínio e uso da linguagem, assim como a capacidade de interação, possibilitam, todavia, que seu contato com o mundo se amplie, sendo cada vez mais mediado por representações e por significados construídos culturalmente.
Quando as experiências cotidianas são mais variadas e os seus critérios de agrupamento não dão mais conta de explicar as relações, as associações passam a serem revistas e reconstruídas.
Nesse processo constante de reconstrução, as estruturas de pensamentos das crianças sofrem mudanças significativas que repercutem na possibilidade de  compreenderem de modo diferenciado tanto os objetos quanto a linguagem usada para representá-los.
Os objetivos apontados no RCNEI para o eixo Natureza e Sociedade na aplicação para crianças de 0 a 3 anos são explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse, já para as crianças na faixa etária de 04 a 06 anos o documento traz como objetivos interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões próprias e confrontando ideias; estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos e estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.
Quanto aos conteúdos, para crianças de 00 a 03 anos explicita que se deve trabalhar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais em geral; exploração de diferentes objetos e suas propriedades; contato com pequenos animais e plantas; conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades.
Para as crianças de 04 a 06 anos sugere-se organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; os seres vivos; os fenômenos da natureza.
A observação e a exploração do meio são as principais possibilidades das crianças aprenderem. As crianças devem ter liberdade para manusear e explorar os diferentes tipos de objeto.
Para o trabalho com este eixo o professor deve partir de perguntas interessantes, apresentar explicações, considerando os conhecimentos das crianças sobre o assunto.
Na questão da avaliação o RCNEI transcreve que a criança de 0 a 03 anos deve participar de atividades que envolvam a exploração do ambiente imediato e a manipulação de objetos, pois nessa fase, o método de avaliação é a observação. O registro é a fonte de informação sobre as crianças, em seu processo de aprender, e sobre o professor, em seu processo de ensinar.
Para a faixa etária de 04 a 06 anos o professor deve desenvolver atividades variadas relacionadas a festas, brincadeiras, músicas e danças da tradição cultural da comunidade, devem ser promovidas situações significativas de aprendizagem para que as crianças exponham suas ideias e opiniões e devem ser oferecidas atividades que as façam avançar nos seus conhecimentos.
O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem, pois a mesma não se dá somente no momento final do trabalho, é tarefa permanente, a prática de observar as crianças indica caminhos para selecionar conteúdos e propor desafios, sendo o registro o acervo de conhecimentos do professor que lhe possibilita avaliar as crianças propondo novos encaminhamentos.
A elaboração de projetos é, por excelência, a forma de organização didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido à natureza e à diversidade dos conteúdos que ele oferece e também ao seu caráter interdisciplinar.
A articulação entre as diversas áreas que compõem este eixo é um dos fatores importantes para a aprendizagem dos conteúdos propostos, a partir de um projeto sobre animais, por exemplo, o professor pode ampliar o trabalho, trazendo informações advindas do campo de História ou da Geografia.
O principal objetivo do trabalho pedagógico com este eixo é permitir à criança explorar o meio ambiente natural e social, de acordo com as suas capacidades, conhecimentos prévios e hipóteses que cria para explicar os fenômenos que observa.
O professor pode aproximar as crianças de universos culturais e sociais diversos. Com sensibilidade, criatividade e realizando pesquisas.
Lendas do nosso folclore, tão rico nas diferentes regiões do país. Narrativas fantásticas dos vários povos que formaram o nosso povo brasileiro, como: contos de fadas dos europeus que para cá vieram; histórias das tribos africanas que foram trazidas nos navios negreiros; mitos dos indígenas que já viviam por todo este nosso território... e até histórias dos imigrantes, viajando num tapete mágico das mil e uma noites de origem árabe, ou com o fantoche nos ensinando a fazer os origamis que os japoneses trouxeram, dentre tantas outras possibilidades.
Deste modo, o professor estará criando oportunidades para que as crianças percebam o quanto nossa diversidade cultural é rica, e ensinando a respeitar as diferenças e a superar a discriminação. Além disso, as histórias podem envolver também o cuidado com a natureza e o meio ambiente, utilizando personagens inspirados na nossa fauna e flora, e despertando desde cedo à necessidade de preservação.
Ao refletir sobre as abordagens que o RCNEI traz em relação às metodologias, aos conteúdos, à sistematização das produções e principalmente dos trabalhos e conhecimentos a serem construídos e, comparando com a realidade atual das escolas pode-se perceber quão distante está à prática de toda a teoria que fundamenta o fazer pedagógico. Portanto, cabe ao professor ao trabalhar pedagogicamente sobre o Eixo Natureza e Sociedade, uma maior apropriação da criança pelo conhecimento do meio natural e social em que vive, de acordo com suas capacidades de explorar e criar suas inúmeras experiências de vida. Com isso, ele certamente aproximará a criança da diversidade cultural e social, concebendo a mesma como um cidadão em formação, participante de uma sociedade plural que exige uma postura crítica diante de qualquer ação; postura essa que pode começar e deve ser construída desde a Educação Infantil.
Por isso a importância de se buscar a qualidade para o trabalho desenvolvido: “A busca da qualidade do atendimento envolve questões amplas ligadas às políticas públicas, às decisões de ordem orçamentária [...]” (BRASIL, 1998, p. 14). Esta é a parte que cabe ao Estado suprir, contudo, há uma parte essencial que cabe à escola, sob a responsabilidade, principalmente, do professor: realizar um bom trabalho tendo em vista o conteúdo referente às ciências Naturais e Sociais.












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