Na
data de 16/05 a apresentação seria com respeito ao eixo da música.
Linguagem esta capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e
pensamentos por meio da organização de formas sonoras, e pelo a organização do
som e silêncio principalmente na educação infantil. A música é muito presente
em todas as culturas, pode ser vista em várias ocasiões, do cotidiano do ser
humano. Ela já faz parte da educação, a um longo tempo sendo inserida
primeiramente na Grécia antiga onde era considerada tão importante para a
formação humana quanto matemática e filosofia.
A
música na educação infantil possui vários objetivos tais como: a criação de
hábitos nas crianças ( lavar as mãos antes do lanche ,escovar os dentes, deixar
a sala limpa entre outros), realização de comemorações do calendário escolar (
dias das mães, dias dos pais , dia da árvore etc.), memorização de conteúdos (
letras, cores, números etc.), improvisação, interpretação ,composição
desenvolvendo a percepção e expressão de sentimentos e pensamentos nas crianças
de 04 a 06 anos todos passados as crianças através de canções, essas
canções a maioria das vezes são acompanhadas por gestos corporais, imitados por
elas. É importante que utilizem a imitação, pois estimulam e despertam o
desenvolvimento do gosto pela atividade musical.
Os
gestos são comuns em jogos de movimento presente na linguagem musical,
tornando-se fontes de prazer para o aluno sendo um modo de expressão já que o
mesmo se comunica através de movimentos e sons. Consegue com o passar de o
tempo reter mais significados maiores das canções ,fazendo com que a
memorização do repertorio aumentem,sendo capaz de inovar canções com
informações que já conhece e fazer improvisações.
Além
do cantar, a criança também começa a se interessar a tocar instrumentos
musicais buscando entender sua construção.
Sobre
esta questão me atenho a falar com foco e determinação e acima de tudo e empolgação
visto que o trabalho apresentado na faixa de 00 a 03 anos foi pensado com
carinho pelo grupo no qual me enquadrava, trabalho este que tenho certeza
rendeu bons frutos.
Com referência a música a LDB
salienta que a música está potencialmente garantida na educação básica, não
somente como o caráter lúdico e sim com o intuito de transmitir formas,
expressões, sentimentos, conteúdos e conhecimento, trazer para o cotidiano de
sala de aula a herança cultural, a diversidade, proporcionando a integração,
socialização, reflexão e a aprendizagem de novos conceitos.
O projeto de lei que recebeu o
número 330/2006 no Senado Federal, e o número 2732/2008 na câmera dos
deputados, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Art. 1º O art. 26 da Lei n 9.394,
de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte: § 6º A música
deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de
que trata o § 2º deste artigo.”“.
Art. 2º O Ensino de música será
ministrado por professores com formação específica na área
Art. 3º Os sistemas de ensino
terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos
artigos. 1º e 2º desta Lei (BRASIL Lei 11.769 de 18 de Agosto de 2008,
publicado no Diário Oficial da União em 19/08/2008).
A música é um conteúdo
obrigatório, mas não exclusivo, existe a necessidade de professores habilitados
na área de música para atuarem na escola.
Segundo
RCNEI, os estímulos musicais vivenciados durante a infância terão impacto
significativo na capacidade de um individuo de entender a música. O objetivo da
música para criança de 0 a 3 anos é ouvir, perceber e diferenciar os diversos
sons através da brincadeira, imitações e reprodução musical; avalia a atenção
de ouvir, responder, imitar e a capacidade de expressão pela voz e pelo corpo.
Já para as crianças de 4 a 6 anos o objetivo é basicamente explorar e
identificar elementos da música, perceber, expressar sensações, sentimentos e
pensamentos utilizando composições e interpretações musicais; a avaliação é
pela a utilização da linguagem expressiva e da comunicação por meio da voz, do
corpo e dos instrumentos musicais.
Diante
de tais documentos compreende-se a música como um elemento que não necessita
ser explicada, ela tem um fim em si mesma, ela pode ser instrumento de auxílio
no trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras
áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o
desenvolvimento integral do ser.
Para
tanto, a utilização da musicalização nas diversas áreas de conhecimento é
fundamental, lúdica e dinâmica.
Independentemente
do seu papel dentro da sociedade, a música exerce forte atração sobre os seres
humanos, fazendo mesmo que de forma inconsciente que nos relacionemos com ela,
muitas vezes quando a ouvimos começamos a nos familiarizar, movimentando o
corpo ou cantarolando pequenas partes da melodia. As crianças quando brincam ou
interagem com o universo sonoro, acabam descobrindo mesmo que de maneira simples,
formas diferentes de se fazer música. De acordo com Joly (2003):
A criança, por meio da
brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma
que faz música: brincando. Sempre receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais
sonoros, inventa melodias e ouve com prazer a música de diferentes povos e
lugares. (p. 116).
Por
meio das brincadeiras de explorar como: brincar com os objetos sonoros que estão
ao seu alcance, experimentar as possibilidades da sua voz e imitar o que ouve,
a criança começa a categorizar e a dar significado aos sons que antes estavam
isolados, agrupando-os de forma que comecem a fazer sentido para ela. Pensando
na importância que essa experiência pode proporcionar para a criança
Maffioletti (2007) escreve que: “É isso que fará dela um ser humano capaz de
compreender os sons de sua cultura [...]” (p. 130). Por meio desse contato o ser humano começa e
desenvolver uma identidade a música que está a sua volta. É por isso que ela
assume significados diferenciados em cada cultura, pois segundo Penna (2008)
devido a ela ser:
[...] uma linguagem
cultural, consideramos familiar aquele tipo de música que faz parte de nossa vivência;
justamente porque o fazer parte de nossa vivência permite que nós nos
familiarizemos com os seus princípios de organização sonora, o que torna uma
música significativa para nós. (p. 21).
A música vem ainda contribuir para a formação
do individuo como todo. Por meio da musica, a criança entrará em contato com o
mundo letrado e lúdico.
Observa-se sua importância como valioso
instrumento, o qual deverá ser trabalhado e estimulado provocando no educando
possibilidades de criar, aprender e expor suas potencialidades.
A música
na educação pode envolver outras áreas de conhecimento. Na matemática está
presente: quando marcamos um ritmo, temos que saber quantidade para tocarmos.
Além disso, há varias letras de músicas que ajudaram a facilitar a aprendizagem
de números, quantidade, classificação e seriação.
Entretanto, deve ser utilizada de forma
contextualizada, desde que não perca o trabalho da música com fins em si mesma.
Facilitando o processo ensino-aprendizagem, e
também favorece a criança de Educação Infantil de 05 e 06 anos, ensinando-a a
apreciar o valor de uma peça musical, despertando na criança o gosto pela
musica, aquisição de novos conhecimentos, concentração, autonomia, criticidade,
sendo um importante instrumento didático.
Trabalhar usando a musica como ferramenta de
apoio é com certeza estimulante, principalmente por ela dar condições de
observar a percepção musical das crianças e a sua melhora na sensibilidade, no
raciocínio e em sua expressão corporal.
Todas as atividades citadas à cima podem ser
utilizadas na Educação Infantil, porém, percebe-se que os educadores
questionados realizam atividades com música para cumprir outras funções que não
o trabalho com essa linguagem por si mesma, como por exemplo, na hora do
lanche, datas comemorativas, para passar novos conceitos e aumento de
vocabulário.
Ainda que esses procedimentos venham sendo
repensados, muitas instituições encontram dificuldades para integrar a linguagem
musical ao contexto educacional. Contata-se uma defasagem entre o trabalho
realizado na área da música e nas demais áreas do conhecimento, evidenciada
pela realização de atividades de reprodução e imitação em detrimento de
atividades voltadas á criação e á elaboração musical.
Nesses contextos, a música é tratada como se
fosse um produto pronto, que se aprende a reproduzir, e não uma linguagem cujo
conhecimento constrói. (BRASIL, 1998, p. 47)
Uma das questões fundamentais a ser abordada
com as crianças é o que vem a ser a música. A música é a linguagem que organiza
som e silêncio, este deve ser o primeiro conceito para elas sobre música. Som é
tudo o que soa e tem movimento, estamos cercados por estas expressões o tempo
todo.
Compreender a música como linguagem e forma
de conhecimento, leva a ver a criança não como um ser estático e sim como
alguém que interage o tempo todo com o meio, organizando suas ideias e
pensamentos.
Os primeiros anos de aprendizagem são
propícios para que a criança comece a entender o que é linguagem musical,
aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. Todo o trabalho a
ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical,
aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. A
atividade deve estar muito ligada à descoberta e a criatividade.
Mas o que precisa ser salientado é que a
utilização da música ainda está atrelada a datas comemorativas, higiene,
memorização de conteúdos, transmitir conceitos, fugindo da proposta apresentada
pelos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que é fazer,
apreciar e refletir sobre a música. Sabe-se que a música tem uma ligação direta
com outras linguagens expressivas da infância: movimento, expressão cênica,
artes visuais e realização de projetos, entretanto não se pode deixar de lado o
trabalho com a especificidade da música (RCNEI, 1998, p.49).
O professor que compreende a música como
linguagem e a utiliza de maneira adequada, tem nela um importante aliado para o
desenvolvimento infantil.
Poucos professores trabalham a questão da
exploração dos sons: do corpo, dos objetos, não referenciam as propriedades da
música e não conseguem enxergar esses aspectos como um trabalho essencial
dentro da linguagem musical.
Ainda possuem a visão de que é preciso
formação específica em música, não ousam na maneira de trabalhar. O educador
deve se ver como um pesquisador e se permitir vivenciar experiências diversas
que com certeza contribuirão para a sua prática estendidas aos educandos.
FACULDADE
PADRE JOÃO BAGOZZI
PLANO DE AULA
Acadêmicas (a):
Letícia, Luana, Priscila Scroccaro e Sandra Mara Dobjenski
Data: 16/05/2013 Nível:
Básica – Educação Infantil Turma/Turno: Maternal
Faixa Etária: 0
a 3 anos
Docente Avaliador:
Helton Real
Área: Linguagem Musical,
Teatral, Oral, Visual, Movimento.
Tema: O som do Plebeu Orfeu
Conteúdo: -
Estimulação através de contação de história, audição de música e sons;
Duração: 30
min.
Objetivos:
Específicos: - Estimular a percepção dos sons e as habilidades auditivas;
- Sensibilizar
o gosto musical;
- Estimular
a criatividade, a coordenação e o convívio social.
Encaminhamento Metodológico:
1º momento: Recepção das crianças com a música Boa dia, como vai? (Eliana).
2º momento: Organização da roda de conversa.
3º momento: Contação da história “O Som do Plebeu Orfeu”. Nesta etapa as crianças
ouvirão diversos sons fortes, fracos, melódicos.
4º momento: Conversa sobre a história.
5º momento: Música de despedida. (Tchau... sua mãe chegou, pegue sua mochila e
diga tchau para a pro...).
Recursos: História, música, instrumentos musicais, pulseiras, aparelho de CD,
casa roxa, luzes coloridas, fantoches, fantasias.
Avaliação: A avaliação será feita mediante a observação dos alunos na interação com
as atividades musicais, através da imitação, participação e exploração dos
sons, sendo feito registro através de fotos ou gravação.
Referências Bibliográficas:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
acesso em 17/04/2013 às 22hrs.
Dobjenski, Sandra M. O som do Plebeu Orfeu.
Bom
dia professora como vai
Bom dia professora como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia professora como vai
Bom dia professora como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia professora como vai
Bom
dia Bizuca como vai
Bom dia Bizuca como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Bizuca como vai
Bom dia Bizuca como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Bizuca como vai
Bom
dia Recicléia como vai
Bom dia Recicléia como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Recicléia como vai
Bom dia Recicléia como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Recicléia como vai
Bom
dia Flitz como vai
Bom dia Flitz como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Flitz como vai
Bom dia Flitz como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Flitz como vai
Bom
dia Melocotom como vai
Bom dia Melocotom como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Melocotom como vai
Bom dia Melocotom como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Melocotom como vai
Bom
dia amiguinhos como vão
Bom dia amiguinhos como vão
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia amiguinhos como vão
Bom dia amiguinhos como vão
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia amiguinhos como vão
FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI
PLANO DE AULA
Acadêmicas (a):
Letícia, Luana, Priscila Scroccaro e Sandra Mara Dobjenski
Data: 16/05/2013 Nível:
Básica – Educação Infantil Turma/Turno: Maternal
Faixa Etária: 0
a 3 anos
Docente Avaliador:
Helton Real
Área: Linguagem Musical,
Oral, Movimento, Artística.
Tema: Passeio ao mundo
Encantado
Conteúdo: -
Brincadeiras cantadas;
Duração: 30
min.
Objetivos:
Específicos: - Estimular a percepção dos sons e as habilidades auditivas;
-
Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo através dos
sons;
- Expressar,
através do movimento, emoções e estados afetivos.
Encaminhamento Metodológico:
1º momento: Reunir as crianças em uma grande roda e dizer-lhes que a sala vai se
transformar em uma floresta e elas serão seus habitantes. As crianças receberão
pulseiras amarelas que simbolizarão as palmas e pulseiras laranja, batida dos
pés. (Caranguejo peixe é)
2º momento: Em roda trabalhar a percepção musical
aliada ao movimento. (Chu Chua).
3º momento: História da serpente. (As crianças
receberão máscaras de serpente).
4º momento: Lá vem o crocodilo.
6º momento: Relaxamento.
Recursos: Músicas, aparelho de CD, máscaras.
Avaliação: A avaliação será feita mediante a observação dos alunos na interação com
as atividades musicais, através da imitação, participação e exploração dos
sons, sendo feito registro através de fotos ou gravação.
Referências Bibliográficas:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
acesso em 17/04/2013 às 22hrs.
Anexos
Lá
vem o crocodilo
Orangotango
As duas serpentinhas
A águia real
O gato
O rato
Não faltou ninguém
Orangotango
As duas serpentinhas
A águia real
O gato
O rato
Não faltou ninguém
Só não se vê os dois pequinês.
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