terça-feira, 4 de junho de 2013

Aula 16 de maio de 2013 – Eixo Música

Na data de 16/05 a apresentação seria com respeito ao eixo da música.  Linguagem esta capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização de formas sonoras, e pelo a organização do som e silêncio principalmente na educação infantil. A música é muito presente em todas as culturas, pode ser vista em várias ocasiões, do cotidiano do ser humano.   Ela já faz parte da educação, a um longo tempo sendo inserida primeiramente na Grécia antiga onde era considerada tão importante para a formação humana quanto matemática e filosofia.
A música na educação infantil possui vários objetivos tais como: a criação de hábitos nas crianças ( lavar as mãos antes do lanche ,escovar os dentes, deixar a sala limpa entre outros), realização de comemorações do calendário escolar ( dias das mães, dias dos pais , dia da árvore etc.), memorização de conteúdos ( letras, cores, números etc.), improvisação, interpretação ,composição desenvolvendo a percepção e expressão de sentimentos e pensamentos nas crianças de 04 a 06 anos   todos passados as crianças através de canções, essas canções a maioria das vezes são acompanhadas por gestos corporais, imitados por elas. É importante que utilizem a imitação, pois estimulam e despertam o desenvolvimento do gosto pela atividade musical.
Os gestos são comuns em jogos de movimento presente na linguagem musical, tornando-se fontes de prazer para o aluno sendo um modo de expressão já que o mesmo se comunica através de movimentos e sons. Consegue com o passar de o tempo reter mais significados maiores das canções ,fazendo com que a memorização do repertorio aumentem,sendo capaz de inovar canções com informações que já conhece e fazer improvisações.

Além do cantar, a criança também começa a se interessar a tocar instrumentos musicais buscando entender sua construção.
Sobre esta questão me atenho a falar com foco e determinação e acima de tudo e empolgação visto que o trabalho apresentado na faixa de 00 a 03 anos foi pensado com carinho pelo grupo no qual me enquadrava, trabalho este que tenho certeza rendeu bons frutos.
Com referência a música a LDB salienta que a música está potencialmente garantida na educação básica, não somente como o caráter lúdico e sim com o intuito de transmitir formas, expressões, sentimentos, conteúdos e conhecimento, trazer para o cotidiano de sala de aula a herança cultural, a diversidade, proporcionando a integração, socialização, reflexão e a aprendizagem de novos conceitos.
O projeto de lei que recebeu o número 330/2006 no Senado Federal, e o número 2732/2008 na câmera dos deputados, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Art. 1º O art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte: § 6º A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2º deste artigo.”“.
Art. 2º O Ensino de música será ministrado por professores com formação específica na área
Art. 3º Os sistemas de ensino terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos artigos. 1º e 2º desta Lei (BRASIL Lei 11.769 de 18 de Agosto de 2008, publicado no Diário Oficial da União em 19/08/2008).
A música é um conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, existe a necessidade de professores habilitados na área de música para atuarem na escola.
Segundo RCNEI, os estímulos musicais vivenciados durante a infância terão impacto significativo na capacidade de um individuo de entender a música. O objetivo da música para criança de 0 a 3 anos é ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através da brincadeira, imitações e reprodução musical; avalia a atenção de ouvir, responder, imitar e a capacidade de expressão pela voz e pelo corpo. Já para as crianças de 4 a 6 anos o objetivo é basicamente explorar e identificar elementos da música, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpretações musicais; a avaliação é pela a utilização da linguagem expressiva e da comunicação por meio da voz, do corpo e dos instrumentos musicais.
Diante de tais documentos compreende-se a música como um elemento que não necessita ser explicada, ela tem um fim em si mesma, ela pode ser instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação  apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.
Para tanto, a utilização da musicalização nas diversas áreas de conhecimento é fundamental, lúdica e dinâmica.
Independentemente do seu papel dentro da sociedade, a música exerce forte atração sobre os seres humanos, fazendo mesmo que de forma inconsciente que nos relacionemos com ela, muitas vezes quando a ouvimos começamos a nos familiarizar, movimentando o corpo ou cantarolando pequenas partes da melodia. As crianças quando brincam ou interagem com o universo sonoro, acabam descobrindo mesmo que de maneira simples, formas diferentes de se fazer música. De acordo com Joly (2003):

A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma que faz música: brincando. Sempre receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais sonoros, inventa melodias e ouve com prazer a música de diferentes povos e lugares. (p. 116).

Por meio das brincadeiras de explorar como: brincar com os objetos sonoros que estão ao seu alcance, experimentar as possibilidades da sua voz e imitar o que ouve, a criança começa a categorizar e a dar significado aos sons que antes estavam isolados, agrupando-os de forma que comecem a fazer sentido para ela. Pensando na importância que essa experiência pode proporcionar para a criança Maffioletti (2007) escreve que: “É isso que fará dela um ser humano capaz de compreender os sons de sua cultura [...]” (p. 130).  Por meio desse contato o ser humano começa e desenvolver uma identidade a música que está a sua volta. É por isso que ela assume significados diferenciados em cada cultura, pois segundo Penna (2008) devido a ela ser:
[...] uma linguagem cultural, consideramos familiar aquele tipo de música que faz parte de nossa vivência; justamente porque o fazer parte de nossa vivência permite que nós nos familiarizemos com os seus princípios de organização sonora, o que torna uma música significativa para nós. (p. 21).
A música vem ainda contribuir para a formação do individuo como todo. Por meio da musica, a criança entrará em contato com o mundo letrado e lúdico.
Observa-se sua importância como valioso instrumento, o qual deverá ser trabalhado e estimulado provocando no educando possibilidades de criar, aprender e expor suas potencialidades.
 A música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento. Na matemática está presente: quando marcamos um ritmo, temos que saber quantidade para tocarmos. Além disso, há varias letras de músicas que ajudaram a facilitar a aprendizagem de números, quantidade, classificação e seriação.
Entretanto, deve ser utilizada de forma contextualizada, desde que não perca o trabalho da música com fins em si mesma.
Facilitando o processo ensino-aprendizagem, e também favorece a criança de Educação Infantil de 05 e 06 anos, ensinando-a a apreciar o valor de uma peça musical, despertando na criança o gosto pela musica, aquisição de novos conhecimentos, concentração, autonomia, criticidade, sendo um importante instrumento didático.
Trabalhar usando a musica como ferramenta de apoio é com certeza estimulante, principalmente por ela dar condições de observar a percepção musical das crianças e a sua melhora na sensibilidade, no raciocínio e em sua expressão corporal.
Todas as atividades citadas à cima podem ser utilizadas na Educação Infantil, porém, percebe-se que os educadores questionados realizam atividades com música para cumprir outras funções que não o trabalho com essa linguagem por si mesma, como por exemplo, na hora do lanche, datas comemorativas, para passar novos conceitos e aumento de vocabulário.
Ainda que esses procedimentos venham sendo repensados, muitas instituições encontram dificuldades para integrar a linguagem musical ao contexto educacional. Contata-se uma defasagem entre o trabalho realizado na área da música e nas demais áreas do conhecimento, evidenciada pela realização de atividades de reprodução e imitação em detrimento de atividades voltadas á criação e á elaboração musical.
Nesses contextos, a música é tratada como se fosse um produto pronto, que se aprende a reproduzir, e não uma linguagem cujo conhecimento constrói. (BRASIL, 1998, p. 47)
Uma das questões fundamentais a ser abordada com as crianças é o que vem a ser a música. A música é a linguagem que organiza som e silêncio, este deve ser o primeiro conceito para elas sobre música. Som é tudo o que soa e tem movimento, estamos cercados por estas expressões o tempo todo.
Compreender a música como linguagem e forma de conhecimento, leva a ver a criança não como um ser estático e sim como alguém que interage o tempo todo com o meio, organizando suas ideias e pensamentos.
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. A atividade deve estar muito ligada à descoberta e a criatividade.
Mas o que precisa ser salientado é que a utilização da música ainda está atrelada a datas comemorativas, higiene, memorização de conteúdos, transmitir conceitos, fugindo da proposta apresentada pelos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que é fazer, apreciar e refletir sobre a música. Sabe-se que a música tem uma ligação direta com outras linguagens expressivas da infância: movimento, expressão cênica, artes visuais e realização de projetos, entretanto não se pode deixar de lado o trabalho com a especificidade da música (RCNEI, 1998, p.49).
O professor que compreende a música como linguagem e a utiliza de maneira adequada, tem nela um importante aliado para o desenvolvimento infantil.
Poucos professores trabalham a questão da exploração dos sons: do corpo, dos objetos, não referenciam as propriedades da música e não conseguem enxergar esses aspectos como um trabalho essencial dentro da linguagem musical.
Ainda possuem a visão de que é preciso formação específica em música, não ousam na maneira de trabalhar. O educador deve se ver como um pesquisador e se permitir vivenciar experiências diversas que com certeza contribuirão para a sua prática estendidas aos educandos.
 FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI
PLANO DE AULA
Acadêmicas (a): Letícia, Luana, Priscila Scroccaro e Sandra Mara Dobjenski
Data: 16/05/2013        Nível: Básica – Educação Infantil     Turma/Turno: Maternal
Faixa Etária: 0 a 3 anos
Docente Avaliador: Helton Real
Área: Linguagem Musical, Teatral, Oral, Visual, Movimento.
Tema: O som do Plebeu Orfeu
Conteúdo: - Estimulação através de contação de história, audição de música e sons;
Duração: 30 min.
Objetivos:
Específicos: - Estimular a percepção dos sons e as habilidades auditivas;
                      - Sensibilizar o gosto musical;
                       -  Estimular a criatividade, a coordenação e o convívio social.
Encaminhamento Metodológico:
1º momento: Recepção das crianças com a música Boa dia, como vai? (Eliana).
2º momento: Organização da roda de conversa.
3º momento: Contação da história “O Som do Plebeu Orfeu”. Nesta etapa as crianças ouvirão diversos sons fortes, fracos, melódicos.
4º momento: Conversa sobre a história.
5º momento: Música de despedida. (Tchau... sua mãe chegou, pegue sua mochila e diga tchau para a pro...).
Recursos: História, música, instrumentos musicais, pulseiras, aparelho de CD, casa roxa, luzes coloridas, fantoches, fantasias.
Avaliação: A avaliação será feita mediante a observação dos alunos na interação com as atividades musicais, através da imitação, participação e exploração dos sons, sendo feito registro através de fotos ou gravação.
Referências Bibliográficas:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf acesso em 17/04/2013 às 22hrs.
www.vagalume.com.br › Infantil › G acesso em 17/04/2013 às 23hrs
Dobjenski, Sandra M. O som do Plebeu Orfeu.
Bom dia professora como vai
Bom dia professora como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia professora como vai
Bom dia Bizuca como vai
Bom dia Bizuca como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Bizuca como vai
Bom dia Recicléia como vai
Bom dia Recicléia como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Recicléia como vai
Bom dia Flitz como vai
Bom dia Flitz como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Flitz como vai
Bom dia Melocotom como vai
Bom dia Melocotom como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Melocotom como vai
Bom dia amiguinhos como vão
Bom dia amiguinhos como vão
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia amiguinhos como vão
  
 FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI
PLANO DE AULA
Acadêmicas (a): Letícia, Luana, Priscila Scroccaro e Sandra Mara Dobjenski
Data: 16/05/2013        Nível: Básica – Educação Infantil     Turma/Turno: Maternal
Faixa Etária: 0 a 3 anos
Docente Avaliador: Helton Real
Área: Linguagem Musical, Oral, Movimento, Artística.
Tema: Passeio ao mundo Encantado
Conteúdo: - Brincadeiras cantadas;
Duração: 30 min.
Objetivos:
Específicos: - Estimular a percepção dos sons e as habilidades auditivas;
                         - Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo através dos sons; 
                       - Expressar, através do movimento, emoções e estados afetivos.
Encaminhamento Metodológico:
1º momento: Reunir as crianças em uma grande roda e dizer-lhes que a sala vai se transformar em uma floresta e elas serão seus habitantes. As crianças receberão pulseiras amarelas que simbolizarão as palmas e pulseiras laranja, batida dos pés.  (Caranguejo peixe é)
 2º momento: Em roda trabalhar a percepção musical aliada ao movimento. (Chu Chua).
3º momento: História da serpente. (As crianças receberão máscaras de serpente).
4º momento: Lá vem o crocodilo.
6º momento: Relaxamento.
Recursos: Músicas, aparelho de CD, máscaras.
Avaliação: A avaliação será feita mediante a observação dos alunos na interação com as atividades musicais, através da imitação, participação e exploração dos sons, sendo feito registro através de fotos ou gravação.
Referências Bibliográficas:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf acesso em 17/04/2013 às 22hrs.
www.vagalume.com.br › Infantil › G acesso em 17/04/2013 às 23hrs
Anexos
Lá vem o crocodilo 
Orangotango 
As duas serpentinhas 
A águia real 
O gato 
O rato 
Não faltou ninguém 
Só não se vê os dois pequinês.  

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